top of page
  • Foto do escritorCarolina Rodrigues

5 Dicas de estudo para se preparar para os exames de proficiência DELF e DALF!

Entenda algumas estratégias eficazes para o estudo e a preparação dos exames de proficiência do DELF e do DALF.


À medida em que as datas dos exames de proficiência se aproximam, os estudantes precisam redobrar seus esforços nos estudos do idioma na escola e em casa. O estudo diário e constante é a chave para a preparação de qualquer exame de proficiência. Por este motivo, o Dica de Professeur elaborou 5 dicas chaves para aplicar ao seu método de estudos, para que você consiga focar no que realmente é importante para este tipo de exame, e, assim, maximizar o seu tempo de estudo.


Confira abaixo as nossas 5 dicas para a sua preparação!


1 - Tenha uma estratégia eficaz de revisão de cada competência da prova!

Toda prova de proficiência propõe a avaliação de quatro competências. São elas: 1. compreensão oral; 2. compreensão escrita; 3. expressão oral e 4. expressão escrita. Para conseguir passar em cada uma destas competências, é necessário que o estudo seja direcionado à cada uma delas. Ou seja, não é apenas do estudo da gramática do francês, que vai te ajudar a passar em um teste de proficiência. Para conseguir a nota desejada neste tipo de exame, é necessário que sua estratégia de estudos esteja focada em melhorar seus conhecimentos em cada uma destas quatro competências.


Para isto, você pode adiquirir alguns materiais que são feitos com este objetivo. Alguns sites e livros propõem estes tipos de exercícios, com as perguntas e as respostas, para que ao final de cada prática, você consiga verificar a sua pontuação. Isso pode te ajudar à ter ideia do quanto você está conseguindo evoluir e de qual nível você está se aproximando em cada uma das competências.


Aqui no Dica de Professeur, nós já fizemos um post que fala mais sobre alguns livros que você pode usar para simular alguns exercícios das provas do DELF e do DALF. Além destes materiais que já citamos aqui, você também encontra alguns materiais específicos para a preparação destes exames em livrarias especializadas, como a Livraria Francesa e a Disal.


2 - Faça a gestão do tempo nos simulados de proficiência!

Além de estudar e fazer a revisão de acordo com cada uma das competências do exame de proficiência, é necessário que você controle o tempo que você dedica à cada uma das questões do simulado. O tempo do exame real pode ser muito apertado, se você não estiver bem preparado. Por este motivo, é importante que você tente responder rapidamente às perguntas que te pareçam mais óbvias e que depois você volte às perguntas ou exercícios mais difíceis. Desta forma, você terá mais tempo para fazer uma revisão geral da prova antes de entregá-la ao seu examinador. Além disso, em provas do tipo DELF e DALF, você terá que fazer uma produção escrita. Portanto, fazer uma boa gestão do tempo é muito importante, justamente para que você tenha consiga copiar o rascunho da sua produção escrita na folha oficial do exame com calma, antes de entregar a versão final da sua produção ao seu examinador.


3 - Leia atentamente às consignas (explicações) de cada questão, antes de respondê-las!

Este parece ser um conselho muito óbvio, porém, se você não entender exatamente o que está sendo solicitado em cada questão, é possível que você se confunda na sua resposta. Além disso, sobretudo nas questões que envolvem as competências de expressão oral e de expressão escrita, a interpretação incorreta da consigna (ou explicação) de uma pergunta, pode levar o candidato à escolher respostas incorretas e até mesmo à fugir do tema proposto nestas duas competências citadas acima. Para evitar este tipo de erro, leia com calma cada uma das consignas (ou explicações) das perguntas do exame e certifique-se de ter entendido cada uma delas antes de escolher suas respostas de forma definitiva, ou mesmo antes de elaborar suas produções orais e escritas. Nas competências de expressão oral e escrita, é importante também que você saiba estruturar as suas ideias em forma de "plan" (ou "plano"), para que a produção final corresponda à proposta do exame. Sobre como elaborar estes "planos", confira à nossa próxima dica! ;-)

4 - Treine o seu "plan" (ou plano) para as produções das competências de expressão oral e escrita!

Para ter um bom "plan" (ou plano) para as suas produções de expressão oral e escrita sejam eficazes, é necessário estruturar as suas ideias. Para isso, para cada uma destas produções a estrutura do seu "plan" precisa ter os 3 pilares: 1. a introdução ao tema; 2. o desenvolvimento do tema e 3. a conclusão do tema. Além disso, em cada um dos temas você pode vai precisar usar os "connecteurs logiques" (ou: conectores lógicos), para que cada etapa desta estrutura leve à próxima etapa de maneira lógica e para que a sua produção faça sentido. Para cada uma destas etapas, existem palavras específicas que você pode usar. No nosso p'róximo post, você poderá conferir uma lista de "connecteurs logiques", para que você possa usar nas suas produções de expressão oral e expressão escrita em francês.


5 - Treine e grave suas produções orais, para que você possa se ouvir e consiga corrigir os seus erros!

Saber falar francês não basta, para saber apresentar um tema em um exame de proficiência. É necessário saber apresentar um tema proposto de maneira estruturada, para mostrar que você tem um bom repertório e também para mostar que você domina a sua apresentação. Para que isso aconteça, assim como na prática da expressão escrita, é necessário estruturar suas ideias para ter uma boa expressão oral. A apresentação da expressão oral também passa pelas etapas de: 1. introdução ao tema; 2. desenvolvimento do tema e 3. conclusão do tema. para isso, muitos dos "connecteurs logiques" que você usar nas produções de expressão escrita, você também pode usar nas produções de expressão oral. No entanto, é importante que você treine estas apresentações, para que no dia do exame, você consiga ter em mente algumas ideias para a apresentação do seu tema. Para isso, você pode gravar suas apresentações (pode ser apenas a gravação do áudio), para que você consiga se ouvir e para que você possa aprimorar estas apresentações.


Você gostou destas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos que também irão passar por um exame de proficiência do francês em breve!


Bisous,


Carolina!



44 visualizações0 comentário

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page