top of page
  • Foto do escritorCarolina Rodrigues

Prendre la crémaillère !

Aqui no Québec, existe uma expressão muito curiosa, que representa a cultura e também uma antiga tradição da sociedade québécoise. Eu estou falando da seuinte expressão:

« Prendre la crémaillère »

Neste post, vamos explorar o significado desta expressão. On y va? :-)


Literalmente, esta expressão significa: "pegar a cremalheira". Porém, esta expressão remonta à Idade Média.

A cremalheira (ou « crémaillère » em francês), era uma peça de metal com ganchos nas duas extremidades e dentes em um dos lados, como na foto a seguir:

Naquela época, era uma tradição entre os moradores de uma sociedade, cozinhar uma refeição em uma panela pendurada sobre o fogo, com a ajuda deste objeto. Esta atividade de cozinhar a comida neste tipo de panela simbolizava o final de um processo de mudança em uma nova moradia. Isso significava que quando a comida estava pronta para ser feita, os moradores já poderiam morar na casa nova e este processo era então celebrado com uma festa para comemorar este momento que ficou conhecido com o uso da expressão

« prendre la crémaillère ».


Com o passar do tempo, essa expressão « prendre la crémaillère » passou a ser utilizada por moradores da sociedade québécoise para se referir à festa de inauguração de um novo lar, simbolizando a celebração e o convívio social em torno da nova casa. Porém, esta celebração geralmente é feita algum tempo depois que os novos moradores já estão instalados na casa nova. Neste dia, os novos moradores recebem seus amigos e familiares que trazem presentes ou comidas e bebidas, para comemorar a mudança.


Aqui no Québec, uma comida que está presente neste encontro é a tradicional poutine, que é a batata frita com molho e queijos - um típico prato québécois! (Uma delícia...se você vier ao Québec, você não pode deixar de provar).


Assim, podemos dizer que a celebração « prendre la crémaillère » cria um ambiente acolhedor e festivo, onde amigos e familiares se reúnem para celebrar uma nova etapa na vida de seus entes queridos. Essa tradição québécoise destaca a importância da comunidade e da partilha de momentos de alegria e união.


E você, já participou de alguma crémaillère? Esta tradição também existe na sua socidade e no seu país? Compartilhe a sua experiência com a gente! :-)


Deixe o seu like neste post e mande para aquele seu amigo que ama a cultura francesa québécoise!


Bisous,


Carolina!

31 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page