top of page
  • Foto do escritorCarolina Rodrigues

« Passé Composé avec Être »

Os verbos conjugados com o verbo auxiliar être indicam uma mudança de lugar. Além disso, é necessário fazer o acordo do participio passado dos verbos que são conjugados com o verbo être, quando o sujeito é feminino ou quando o sujeito está no plural. Vejamos alguns exemplos para entender melhor:


1. Quando o sujeito é feminino, colocamos a letra e no final do verbo que do participio passado. Por exemplo:

« Elle est partie. »

ou assim:

« Elle est arrivée. »

2. Quando o sujeito está no plural, colocamos a letra s no final do verbo do participio passado, tanto no feminino, quanto no masculino. Por exemplo :

« Elle sont parties. »

e também assim:

« Ils sont partis. ».

3. Existem 14 verbos que indicam mudança de lugar e que se conjugam com o verbo être no Passé Composé. A tabela a seguir exemplifica bem quais são estes verbos:

4. Além destes verbos da tabela ao lado, o passé composé com o être também é usado com verbos que são compostos de alguns destes verbos, como por exemplo:


entrer --> rentrer

venir --> devenir / revenir

partir --> repartir


Por último, mas não menos importante, devemos mencionar que o verbos pronominais também são conjugados com o verbo "être" no passé composé. Os verbos pronominais são conjugados com um pronome reflexivo que aparecem antes do verbo, como por exemplo: « se maquiller », « se coiffer », « s’amuser », etc. Os pronomes relfexivos devem ser usados entre o pronome pessoal e o verbo. Os pronomes reflexivos são: « me, te, se, nous, vous, se ».

Na imagem ao lado temos o exemplo de um verbo pronominal conjugado no passé composé usando o verbo être como verbo auxiliar.


A imagem abaixo nos ajuda a compreender o uso de cada um dos 14 verbos conjugados com être, com um personagem "em ação", ou "em contexto".


Lembrem-se de que sempre quando o verbo for conjugado no feminino, é necessário fazer o acordo do segundo verbo (que é o verbo do participio passado), ok!?




Espero que esta explicação te ajude a entender e a lembrar dos verbos que usamos no passado com o verbo être!

E aí...gostaram da dica? Se quiserem tirar dúvidas, ou dar sugestões para novas dicas, deixem seus comentários neste post, que responderei em breve!

Bonnes études à tous!

Bisous,


Carolina!

22 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page