top of page
  • Foto do escritorCarolina Rodrigues

"C'est" ou "Il est" ?

Confere aqui quando usar cada uma destas expressões em francês!



Bonjour à tous !


Nas primeiras aulas de francês, a gente sempre aprende algumas expressões de apresentação como « Je suis... » ou « Je m’appelle ». Até aí está tranquilo, rs. Mas a pulguinha atrás da orelha começa a aparecer, quando temos que apresentar outras pessoas ou outras coisas e profissões.


Isso acontece pois, na hora de apresentar alguém, as duas expressões mais usadas nestes casos são « C’est » ou « Il est ». O uso destas duas expressões podem confundir um pouquinho os alunos de nível iniciante, justamente pela semelhança. Porém, a diferença de uso entre elas é bem simples. Então vamos a elas:


A expressão « C’est » é usada para apresentar uma pessoa ou uma coisa e deve ser acompanhada de um déterminant, como: un, une, des, mon, ma, mes, etc.


Já a expressão « Il est » é usada para descrever o que é uma coisa, a profissão ou a ocupação de uma pessoa e deve ser acompanhada de um adjetivo ou um substantivo.


Vejamos alguns exemplos:

C'est un ordinateur ! / Il est très cher !
C'est un garçon ! / Il est très sympa !
C'est mon voisin ! / Il est médecin !
C'est Martin, mon frère ! / Il est français !

É importante lembrar que « C’est » tem uma variação de número. Ou seja, no plural, esta expressão deve ser escrita assim: « Ce sont ». Vejamos um exemplo :

Ce sont des roses !

Voilà mes amis… espero que vocês tenham curtido esta dica de gramática!


Se quiserem saber mais sobre este assunto, deixem seus comentários !


Bisous à tous,


Carolina !

34 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page